Outono na Serra da Canastra: clima, gastronomia e passeios

Outono na Serra da Canastra: clima, gastronomia e passeios

Após muita chuva e calor, o verão se despede e dá espaço para a chegada do outono, com seu clima mais ameno e seco, que torna a região da Serra da Canastra e Capitólio, no sudoeste de Minas Gerais, ainda mais convidativa para uma visita.

É um ótimo período para quem gosta de aventura e ecoturismo, mas prefere aproveitar os rios e quedas d’água, sem o burburinho de visitantes que passam por aqui no verão. Mas muito além disso, vamos te mostrar porque visitar a Serra da Canastra no outono é um bom roteiro de viagem.

Condições climáticas

A média histórica de temperatura para a Serra da Canastra, entre os meses de março a junho, fica na casa de 16º C de mínima e 27º C de máxima. Em maio, inicia o período de seca e as primeiras ondas de frio chegam a região.

Mesmo com dias amenos dá para aproveitar (e muito!) os passeios aquáticos, que podem ficar mais bonitos, por conta da diminuição das precipitações pluviométricas, as águas dos rios e cachoeiras se tornam cristalinas – tornando o cenário da natureza ainda mais perfeito.

O clima fresco também colabora na hora de encarar aquela trilha embaixo do sol! Mas nunca deixe de levar seu protetor solar e um boné ou chapéu para se proteger.

Fauna e flora

Tamanduá-bandeira

A região tem como característica a divisão de dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado, predominante nos campos do Parque Nacional da Serra da Canastra.

O relevo acidentando e a vegetação rasteira formam grandes vistas panorâmicas no alto da serra, que são cortados por inúmeras quedas d’água, sendo a mais alta e conhecida, a cachoeira Casca d’Anta com 186 m de altura.

A fauna no local também é muito diversa, pois abriga diversas espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o pato-mergulhão e o veado-campeiro. Quem sabe com alguma sorte é possível avistar um deles durante um tour pelo Parque?

Gastronomia

Quem nunca ouviu falar no queijo Canastra, não é verdade?! Essa iguaria é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural e imaterial do Brasil e só é produzida na Serra da Canastra.

Impossível não visitar a nossa região e não saborear um queijinho, inclusive várias fazendas que produzem artesanalmente o produto, abrem suas instalações para receberem turistas que desejam conhecer e saborear essa delícia! Não deixe de incluir esse passeio em seu roteiro de viagem pela Serra da Canastra.

Queijo Canastra, patrimônio cultural e imaterial do país

O aroma que vem da cozinha não te deixa esquecer que a Canastra está em Minas Gerais, aqui o sabor é a marca de uma das mais tradicionais culinárias brasileiras. Você vai encontrar vários restaurantes que servem comidas feitas em panela de barro e fogão a lenha!

Também é muito fácil se deliciar com doces caseiros, fazer uma paradinha entre um passeio e outro para tomar um cafezinho acompanhado por pão de queijo, e para relaxar no fim do dia, que tal experimentar uma cachaça mineira? Difícil vir para a Serra da Canastra e não ser arrebatado pela nossa gastronomia tão tradicional e cheia de afeto!

Passeios

Seu roteiro pela Serra da Canastra e Capitólio vai depender de quantos dias você tem para viajar, mas algumas atrações são obrigatórias como visitar a nascente do rio São Francisco, a cachoeira Casca d’Anta (primeira queda d’água do Velho Chico), cachoeira Maria Augusta e o conhecido passeio de lancha pelo Lago de Furnas, em Capitólio.

Só não esqueça de contratar um condutor credenciado pelo ICMBio para realizar os passeios pela região. Eles estão aptos para orientar e ensinar os turistas sobre cada detalhe do Parque Nacional. Conte com a ajuda e segurança que esses profissionais oferecem para todos os visitantes.

Vista aérea da cachoeira Maria Augusta

Hospedagem

Agora que você já sabe que o outono é uma das melhores épocas do ano para conhecer a Serra da Canastra e Capitólio MG, é hora de pensar na hospedagem para a sua viagem!

A Pousada Hostel Passos tem opções de quartos compartilhados e suíte privativas, ambos com café da manhã incluído na diária. Oferecemos uma infraestrutura completa e com o melhor custo-benefício da região. Venha conhecer a Serra da Canastra! Entre em contato e faça a sua reserva.

Whatsapp: https://bit.ly/WhatsApp-Pousada-Hostel-Passos

Pousada Hostel Passos, hospedagem e passeios pela Serra da Canastra e Capitólio

Deixe um comentário

MENU